segunda-feira, 1 de abril de 2013

Triste Fim de Policarpo Quaresma - Personagens (parte 2)

Olga: afilhada de Quaresma, filha do compadre Coleoni,
Não só a luz dos seus grandes olhos negros, que quase cobriam toda a cavidade orbitária, fazia fulgurar o seu rosto móbil, como as sua pequena boca, de um desenho fino, exprimia bondade, malícia e o seu ar geral era de reflexão e curiosidade (Capítulo III - Segunda parte)
Sincera e sensível, compreende o padrinho e sempre o defende frente aos outros. Casou-se com o doutor Armando Borges, mas ao perceber seu fraco caráter e suas pouco louváveis qualidades desiludiu-se completamente.
Não foi desprezo, nojo que ela teve pelo marido; foi um sentimento mais calmo, menos ativo; desinteressou-se dele, destacou-se de sua pessoa. Ela sentiu que tinham cortado todos os laços de afeição, de simpatia, que prendiam ambos, toda ligação moral, enfim (Capítulo V - Primeira parte)
Ismênia: filha do general Albernaz, representa a mulher da época cujo único objetivo de vida é o casamento. Noiva havia anos de Cavalcanti, ante a fuga do noivo, cujo pedido de casamento fora tão comemorado, viu desmoronar o sentido de sua vida. Incapaz de reunir forças para reagir, humilhou-se, entristeceu-se, definhou, enlouqueceu e morreu.
As instruções, as satisfações íntimas, a alegria, tudo isso era inútil; a vida se resumia numa coisa: casar. (Capítulo III - Primeira parte)
Adelaide: irmã mais velha de Quaresma, em tudo, o seu oposto.
A irmã nunca entendera direito o irmão, com a crise não ficou compreendendo melhor; mas o sentira profundamente com o sentimento simples de irmã e desejava ardentemente sua cura (Capítulo IV - Primeira parte)
Embora carinhosa e zelosa com ele, censurava-o constantemente pela rigidez de suas escolhas.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário